12/08/2008

Les Jeux Olympiques

Como toda a gente sabe, este ano de 2008, é o ano em que se realizam os Jogos Olímpicos de Pequim.
Tradicionalmente afirma-se que os primeiros Jogos Olímpicos a serem realizados foi no ano de 776 a. c. na Grécia, como uma celebração e tributo aos deuses. Foram proibidos pelo imperador cristão Teodoro no ano de 393 por ser uma manifestação do paganismo.


Mas afinal porque é que o título deste post está em francês?

Na verdade foi a seguinte personalidade que me levou a redigir este texto: Pierre de Frédy (1863-1937). Este Barão de Coubertine era um pedagogo e historiador francês e foi também o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna. Com uma carta de 15 páginas, este aristocrata francês fez crer que um retorno dos Jogos Olímpicos seria uma forma de celebrar a paz entre as nações face aos confrontos que existiam na altura. Também foi ele que idealizou e desenhou a bandeira do evento com os cinco anéis que representam os cinco continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América).
É por este aristocrata francês que existem os Jogos Olímpicos da era moderna, e é por isso que quando se anuncia algo pelo altifalante nos Jogos Olímpicos o primeiro idioma a ser ouvido é o francês, independentemente do idioma do país anfitrião.

Apesar de gostar muito da História dos Jogos Olímpicos de Atenas de à séculos atrás, esta personalidade acaba por se tornar um herói num conto. Penso que acabamos por ter de admitir que o sonho que temos por um mundo melhor, com um pouco de esforço, pode-se tornar real. Esta pessoa tinha a convicção de que estes Jogos podiam ser uma ferramenta eficaz para uma união e pacificação entre os povos. Acreditou, lutou e conseguiu. Os Jogos Olímpicos ainda se realizam e hoje podemos ver atletas, líderes políticos e cidadãos de diferentes raças e nacionalidades no mesmo espaço sem qualquer tipo confrontações.

1 comentário:

Guga disse...

muito bem Sophie (: gostei!
mas no fim dos jogos vou tentar fazer um melhor! xD

beijinhos =*